Make your own free website on Tripod.com

BANDEIRA

A Bandeira do Estado do Maranhão foi instituída pelo Decreto Nº 6, de 21/12/1889.
Idealizada e criada pelo poeta maranhense Sousândrade (Joaquim de Sousa Andrade), que, sem dúvida se teria inspirado no pavilhão dos Estados Unidos da América.
Representa, com suas listras nas cores vermelha, branca e preta, a fusão racial de que se originou a etnia brasileira:
o índio = vermelho;
o português = branco e
o africano = negro.
A estrela branca, contida no retângulo azul do canto superior esquerdo, simboliza o Maranhão, no céu do Brasil, como Estado da Federação
.

MARANHÃO


UNIDADE DA FEDERAÇÃO : MARANHÃO.

SIGLA: MA.

LOCALIZAÇÃO: Região Nordeste.

NASCIDO NO MARANHÃO: Maranhense.

CAPITAL : São Luís.

FUNDAÇÃO DA CAPITAL: 08 de Setembro de 1612.

NASCIDOS EM SÃO LUÍS: São Luisense ou ludovicense.

QUANTIDADE MUNICÍPIOS: 217.

PRINCIPAIS MUNICÍPIOS: São Luis ( CAPITAL ), Imperatriz, Caxias, Timon, Codó, São José de Ribamar, Bacabal, Açailândia, Barra do Corda, Santa Inês.

POPULAÇÃO TOTAL 5.222.183 de habitantes em 1999.

ÁREA TOTAL: 333.365,6 km2.

BANDEIRA MARANHÃO: As cores branco, preto e vermelha representam os Brancos, negros e índios, a estrela e o azul representam o estado do Maranhão no céu do Brasil.

ATUAL GOVERNADORA: Roseane Sarney Murad
Partido: PFL Eleita em 1998 com votos

PRINCIPAIS ATIVIDADES: Agricultura, agropecuária, industria, serviços, mineração, pescados, artesanato e turismo.

PRINCIPAIS PRODUTOS: Cana-de-açúcar, mandioca, feijão, arroz, coco, soja, banana, aves, ovinos, bovinos, suínos, caprinos, peixe, camarão, caranguejo, ouro, vestuário.

CLIMA: Tropical.

PONTO MAIS ALTO : Chapada das Mangabeiras. com 804,0 m.

PRINCIPAIS RIOS: Gurupi, Tocantins, Pindaré, itapecuru, mearim, turiaçu, parnaiba e mearim.

LATITUDE DE SÃO LUÍS: - 02.31’47’’

LONGITUDE DE SÃO LUÍS: - 44.18’10’’

LIMITES DO ESTADO: Oceano Atlântico, Pará, Tocantins e Piauí.

FUSO HORÁRIO DE BRASÍLIA: O mesmo.



Em 1612 durante a colonização francesa , foi fundada a cidade de São Luís . Três anos após , os franceses foram substituídos pelos portugueses.

Várias alterações ocorreram na organização administrativa da Colônia .Em 1621 , passou a ser Estado do Maranhão , com sede em São Luís ; extinto em 1652 , restabelecido em 1654 , passando a ser em 1751 , capitania , até 1772 quando voltou a ser Estado do Maranhão. Tornou-se um dos Estados da Federação após a proclamação da República.

Em 1682 é criada a Companhia do Comércio do Maranhão para incentivar o desenvolvimento econômico da região . Essa iniciativa provoca protestos dos lavradores locais , pois o governo português confisca as lavouras de quem não planta os produtos que interessam à Metrópole.

Durante o século XVII ocorrem várias rebeliões . Em 1755 é instalada a Companhia Geral do Comércio do Grão – Pará e Maranhão . As exportações de algodão no século XVIII contribui para o progresso e aumento da população . O Maranhão entra no século XIX com a economia em declínio , após as lutas da independência.

A manufatura algodoeira e o beneficiamento de óleo de babaçu , arroz e açúcar mantêm a economia do estado , mas mesmo assim não impedem empobrecimento de parte da população.

Após investimentos da SUDAM ( Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) e SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) , o Maranhão se desenvolve na pecuária e no extrativismo vegetal e mineral.

Cria-se projetos , como o de Carajá que impulsionam disputas de terras e conflitos com os indígenas.

fonte:www.aesag.com.br/estados/maranhao.htm