Make your own free website on Tripod.com
tag.-->

Tripod
Lycos
Angelfire
WhoWhere
GuestWorld


Please download Java(tm).

Seja bem vindo à home page do Complexo Educacional Monsenhor Dourado - Santa Rita - MA - Brasil
Vista aérea da sede do município, Tv. Bandeirantes com a escola(branca) ao fundo e entrada da C.E. Monsenhor Dourado.

Por meio de pesquisas, estudos, indagações, conversando com pessoas, tentamos descobrir e mostrar, um retrato simplificado da história de como surgiu a sede do nosso município. São pedacinhos de histórias contadas pelos moradores mais antigos do lugar. Voltamos o mais distante possível ao passado para buscar fatos que se perderam no tempo, mas que ficou na memória popular, entre eles: como se originou a nossa comunidade? Como vieram? De onde vieram? Como chegaram? O que faziam? Enfim, coletamos tudo o que foi possível para a realização deste trabalho.
Este não é um documento completo, acabado e sim fragmentos da nossa história (não oficial, diga-se de passagem)... mas que seja um começo para as novidades que virão. O futuro já começou e nós fazemos parte dele. Já não podemos ficar alheios a esta realidade, pois um povo que não conhece o seu passado não pode entender e mudar o seu futuro.

Conheça agora um pouco da história do Complexo Educacional "Monsenhor Dourado"

A FUNDAÇÃO DA ESCOLA

A escola foi fundada em12 de agosto de 1969, com o nome de Grupo Escolar “Monsenhor Dourado pelo então prefeito José Raimundo Muniz, o saudoso Zé Bambu. A sua diretora na época, era senhora Ivone Campos, esposa do ”, coletor de impostos, o Sr. Paulo Campos.

LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

A unidade escolar “Monsenhor Dourado” está localizada na região centro oeste da sede, à rua Éber Braga, esquina com a travessa Bandeirantes, s/nº a 70Km da capital maranhense, São  Luis.

ASPECTOS FÍSICOS

A escola possui uma área de 350 metros quadrados, com 09 salas para alunos do ensino fundamental; 01 sala especial para alunos com dificuldades de aprendizado; 01 sala de informática equipada com cinco computadores conectados a internet, impressora, scanner e máquina fotografica, sala da diretoria/secretaria; sala de professores; cantina; 04 banheiros; pátio para recreação e um refeitório e quadra de esportes.


Monsenhor Dourado: Reformas em 2002.

A  ORIGEM  DO  NOME

Quando o governador Eugênio Barros retornou ao Maranhão, entre agosto e setembro de 1951, para receber a administração do Governo do Estado das mãos do interventor Francisco Negrão de Lima, que fora nomeado pelo então presidente Getúlio Vargas, houve muita confusão, visando impedir a sua segunda posse.
Nesse dia, saíra de Rosário, um ônibus com correligionários do Dr. Eugênio Barros com o intento de prestar-lhe homenagem. Assim que a caravana chegou a São Luis e tentou entrar na Praça Pedro I, onde deveria estar o governador, o citado ônibus por ter sido confundido com inimigos do regime, foi metralhado e entre as vítimas encontrava-se o padre Dourado da paróquia de Rosário. Para homenageá-lo, o município de Santa Rita colocou o seu nome na escola que se chamava Ginásio Bandeirantes e passou se chamar Escola Reunida "Monsenhor Dourado”. Alguns anos depois passou a ser chamada de Grupo Escolar "Monsenhor Dourado", depois para Unidade Escolar “Monsenhor Dourado” e atualmente chama-se Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio "Monsenhor Dourado".
A escola possui ainda um corpo docente composto por 23 professores e um discente composto por 753 alunos, distribuídos em 08 séries do ensino fundamental e a 1ª série do ensino médio. O seu quadro de outras categorias é formado por 21 pessoas com as funções de agentes administrativos, motorista e auxiliares operacionais.

ALUNOS

Em 2003 a escola contabilizou 1.335 alunos estudando nos três turnos. Em 2004 este número aumentou para 1625 alunos, dos quais 879 são do ensino fundamental e 746 do ensino médio.

Muitos dos que estudaram no “Monsenhor Dourado” conseguiram obter sucesso em suas atividades profissionais, dentre as quais destacam-se a Professora Maria de Jesus Pinheiro,na foto, ao lado Maria da Conceição, tambem professora; Ivaldo Muniz Carvalho(acima, ao lado de Julio Aldo, em foto de 1996), engenheiro eletrônico, atualmente trabalha no CTA, em São José dos Campos SP, no Programa Aero - Espacial Brasileiro; Raimunda Muniz Carvalho, assistente social, trabalha em São Luis; João de Rosmino, um dos mais bem sucedidos comerciantes do nosso município; Luis Henrique Muniz, advogado; Tereza Maria Muniz Ribeiro, promotora de justiça; Ivo Gomes da Silva, vereador; Feliciano Muniz Carvalho, pára-quedista, Raimundo (Didi) Muniz, economista e artista plástico, trabalha em São Luis; Maria Tereza Muniz Ribeiro, advogada ; Erickson Pinheiro, vereador; Ivana Costa, professora; Antônio Pinheiro (Tote), Professor, entre outros.

 

Na escola há a sala especial para alunos que tem dificuldades de aprendizado. A estes,a professora Conceição dá uma atenção toda especial para que eles tenham um desenvolvimento educacional sadio e satisfatório. São alunos com necessidades especiais, que apresentam algum tipo de "deficiência".

O modelo de ensino a eles aplicado é diferenciado, pois o mesmos requerem uma maior atenção e cuidado no trato educacional. Mas nem por isso deixa de ser gratificante trabalhar com pessoas tão distintas. pelo contrário, vivenciar o desenvolvimento destes indivíduos é como conquistar uma batalha contra as adversidades da vida.

EVENTOS

Durante o ano a escola realiza vários eventos especiais, dentre os quais destacam-se os seguintes: em março, a aula de abertura do ano letivo que conta com a participação de professores, alunos, pais e convidados especiais; em abril comemoramos odia do índio e do descobrimento; em maio celebramos uma missa em homenagem às mães; em junho acontecem as festividades juninas com a montagem do “arraiá” do Monsenhor Dourado e a formação de uma quadrilha composta por alunos da escola chamada “Quadrilha do Zé Matuto”. Em 200 esta foi campeã em um concurso realizado pela prefeitura municipal; em agosto acontece a comemoração do dia dos pais, o aniversário da escola e o dia do estudante; em setembro festejamos a semana da Pátria; em outubro acontece a Gincana Estudantil em homenagem ao dia das crianças e a Feira de Ciências; em novembro há a comemoração do dia das proclamação da República e em dezembro, há a celebração de uma missa de confraternização entre os funcionários da escola, onde os mesmos trocam presentes entre si.

História da Escola

Ex-alunos ilustres

Ex-alunos Funcionários

Sala de informática

Sala Especial

O Bandeirantes F. C.

Eventos

PTE

EFUSP

S.O.S. Itapecuru

História de Santa Rita

Geografia Santa Rita

Política Santa Rita

Educação Santa Rita

Cultura Santa Rita

Cultura & Arte Sta Rita

Religiosidade Sta Rita

Seu Cadó

Produção de farinha

Links úteis

flores

   


Fale conosco

Sorry, your browser doesn't support Java.